Sobre o PodPensar

Sobre o PodPensar

O PodPensar é uma iniciativa dos editores do Projeto Livres Pensadores. Nossa intenção é a de ampliar o debate sobre diversos temas, permitindo que diversas visões sobre o mesmo tema tenham um espaço para a discussão, trazer convidados para debatê-los conosco e, também, conversar com nossos ouvintes.

O que são Livres Pensadores?

Amor Perfeito: Símbolo do livre pensamento.

“Os grandes espíritos sempre sofreram oposição violenta das mentes medíocres. Estas últimas não conseguem entender quando um homem não se submete sem pensar aos preconceitos hereditários e usa a inteligência com coragem.”Livres Pensadores são aqueles que faziam parte do movimento Livre Pensamento. O Livre Pensamento é um ponto de vista filosófico que afirma que as opiniões devem ser formadas com base na ciência, lógica, razão e não deve ser influenciada por autoridade, tradição, ou qualquer dogma. (Wikipedia em inglês)

.

.

“Os grandes espíritos sempre sofreram oposição violenta das mentes medíocres. Estas últimas não conseguem entender quando um homem não se submete sem pensar aos preconceitos hereditários e usa a inteligência com coragem.”
– Albert Einstein

O Livre Pensamento sustenta que as pessoas não devem aceitar nem rejeitar idéias propostas como verdade, sem antes recorrer ao conhecimento e à razão. Assim, livres pensadores se esforçam para construir as suas opiniões embasadas em fatos, investigação científica e princípios lógicos, independente de qualquer lógica falaciosa ou os efeitos de limitação intelectual dos argumentos de autoridade, da predisposição para a confirmação, sabedoria convencional, cultura popular, tradição, lendas urbanas e todos os outros princípios dogmáticos ou falaciosos. Aplicada à religião, livres-pensadores em geral consideram que há provas insuficientes para sustentar a existência de fenômenos sobrenaturais. (Wikipedia em inglês)

“É errado sempre, em todos os locais, para todos, acreditar em qualquer coisa que tenha evidências insuficientes.”
– William Kingdon Clifford

Assim, este é o significado do nome de nosso site e o espírito com o qual pretendemos levá-lo, sempre. Não temos a menor pretensão de querer nos igualar a algum dos filósofos e cientistas desse período, nem mesmo com aqueles que aparecem na imagem no topo do site, juntamente com o nome do mesmo. Esta é apenas nossa forma de homenageá-los e de lutar para que seus esforços não tenham sido em vão.

“Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte vos separe — a não ser que encontrem outro problema ainda mais fascinante, ou, evidentemente, a não ser que obtenham uma solução. Mas, mesmo que obtenham uma solução, poderão então descobrir, para vosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem-estar poderão trabalhar, com um sentido, até ao fim dos vossos dias.”
– Karl Popper

O Projeto Livres Pensadores

O objetivo do Projeto Livres Pensadores é criar uma ampla união de blogs mantidos por ateus, agnósticos, céticos, humanistas e representantes de outras manifestações do Livre Pensamento. Desejamos difundir toda gama de pensamento independente, liberto da influência da tradição, autoridade ou dogma.

Os blogs não precisam – necessariamente – estar voltados, de forma explícita, ao ateísmo, humanismo, etc. Todas as formas de manifestação são bem-vindas, seja a divulgação científica, reflexões filosóficas, minorias, literatura, artigos, humor, notícias, clippings … enfim, não importa o tema utilizado para a divulgação do Livre Pensamento. Afinal, o que nos une não é o formato, mas o toque essencial da liberdade.

Indo além, pretendemos estruturar uma teia de relacionamentos que permita ações coordenadas, direcionadas ao ativismo, à divulgação de eventos e outros temas de interesse do Projeto. E, ainda, promover a amizade e o contato entre os editores.

Acesse o Projeto Livres Pensadores e nos conheça melhor.

Uma resposta para “Sobre o PodPensar”

  1. Kinho disse:

    Boa noite galera, parabéns pela iniciativa que tá rolando, ainda não ouvi o podcast de vocês mas aprecio bastante ver que tem gente fazendo este tipo de conversa tão importante. É facil encontrar podcasts sobre diversos assuntos em inglês, mas em portugues é dificil.

    Gostaria portanto, de perguntar a vocês se conhecem outros podcasts que sigam linhas semelhantes como pensamento livre, ufologia, história recontada sem maquiagens institucionais, coisas como elites globais e transgenicos e chemtrails etc.

    Muito obrigado pela atenção e continuem com o pontapé inicial da cultura de podcasts livres no Brasil, farei questão de divulga-los!

Deixe uma resposta

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

Categorias